O deputado Dr. George Morais (PDT) propõe, por meio de projeto de lei, dedicar o dia 21 de agosto aos médicos ultrassonografistas, no Estado de Goiás. Pela proposta a data passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do estado.
De acordo com a propositura, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) com o número 22466/25, na ocorrência da data, o poder público poderá promover, em conjunto com instituições da sociedade, ações educativas e eventos voltados à valorização da atividade médica, bem como à conscientização sobre a importância dos exames de ultrassonografia para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.
Segundo argumentou o parlamentar, a ultrassonografia é um dos exames de diagnóstico mais seguros da medicina, que permite avaliações em tempo real, com praticamente risco zero para o paciente, já que utiliza ondas sonoras de baixa potência, além de ser minimante invasivo. “O médico ultrassonografista é peça fundamental na prevenção, detecção precoce e acompanhamento de inúmeras doenças, atuando em diferentes áreas da saúde, como ginecologia, obstetrícia, cardiologia, ortopedia, gastroenterologia e oncologia”.
Morais ainda diz que a valorização dos profissionais justifica a criação de uma data oficial em reconhecimento à sua importância. “A instituição do ‘Dia do Médico Ultrassonografista’ representa não apenas uma homenagem à categoria, mas também uma oportunidade para promover ações de conscientização junto à sociedade sobre a relevância dos exames ultrassonográficos e a necessidade de acesso ampliado à tecnologia médica”, escreveu o deputado no texto da matéria.
A proposta segue para avaliação da constitucionalidade na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Se aprovada no colegiado, a proposta ainda terá que passar pelo crivo da comissão temática e por duas votações em Plenário.