Na manhã desta terça-feira, 16, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza sessão solene em homenagem à Universidade Federal de Jataí (UFJ), no Plenário Iris Rezende. Durante o evento, as duas agraciadas com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira fizeram uso da palavra em nome dos demais homenageados, ressaltando a força da educação e a trajetória de luta pela consolidação da instituição.
A secretária-executiva da UFJ, Marinalva de Oliveira Teixeira, agradeceu a honraria e afirmou ser testemunha viva da capacidade de transformação do ensino. “A educação sempre salva as pessoas. Eu sou a prova de que a educação muda a vida. Tudo que eu tenho, que eu sou, eu devo à universidade”, declarou. Para ela, a UFJ representa um projeto permanente de construção coletiva. “A Universidade dos Sonhos talvez nunca exista plenamente, mas a UFJ é a nossa Universidade dos Sonhos”.
Também homenageada com a medalha, a professora aposentada Eliana Melo Machado Moraes compartilhou sua trajetória de mais de quatro décadas dedicadas à educação em Jataí. “Vocês não têm a noção da grandiosidade deste evento e da minha alegria”. A docente lembrou episódios de mobilização para defender a universidade e reconheceu a contribuição de gestores, colegas e familiares. “São lutas internas que muitos sequer têm noção, como estudar levando filhos para as provas ou organizar barreiras humanas para proteger o patrimônio da instituição. Mas sempre fizemos o nosso melhor, com ética, lealdade e gratidão”, ressaltou.
As falas das homenageadas representaram os 158 agraciados na solenidade, marcada pela iniciativa da deputada Bia de Lima (PT). Além das duas Medalhas Pedro Ludovico Teixeira, outros 156 nomes recebem o Certificado de Mérito Legislativo, em reconhecimento ao papel fundamental na história e no fortalecimento da UFJ.