quinta-feira, fevereiro 5, 2026
21.5 C
Brasília

InícioBRASILBolsonaro, Torres e Ramagem deixam de recorrer e se aproximam do início...

Bolsonaro, Torres e Ramagem deixam de recorrer e se aproximam do início da pena

Date:


Ex-presidente Jair Bolsonaro • Antonio Augusto/STF

Prazo para novos embargos terminou sem manifestações das defesas, abrindo caminho para trânsito em julgado

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) e do ex-ministro da Justiça Anderson Torres não apresentou novos embargos de declaração ao Supremo Tribunal Federal (STF). O prazo para envio desse tipo de recurso terminou às 23h59 desta segunda-feira (24).

Sem a apresentação dos embargos, fica aberta a possibilidade de o ministro Alexandre de Moraes declarar o trânsito em julgado da ação penal, etapa que encerra as possibilidades de recurso e permite o início do cumprimento das penas impostas aos condenados.

O julgamento na Primeira Turma do STF teve seu acórdão publicado na última terça-feira (18), o que abriu o prazo de cinco dias úteis para apresentação de novos recursos. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses por liderar a tentativa de golpe e está preso preventivamente desde sábado (22), na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

A defesa do ex-presidente optou por apresentar apenas embargos infringentes, recurso possível em decisões colegiadas sem unanimidade. Cabe ao relator, ministro Alexandre de Moraes, decidir se esse recurso é cabível. Anderson Torres também informou que não apresentaria embargos de declaração e adiantou que recorrerá apenas por meio dos infringentes.

Alexandre Ramagem, condenado e alvo de mandado de prisão preventiva, está foragido nos Estados Unidos. O deputado publicou um vídeo no qual afirma que o mandado é ilegal e que deixou o Brasil para proteger sua família.

Entre os militares condenados no núcleo 1, quatro apresentaram novos recursos. As defesas de Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Almir Garnier e Paulo Sérgio Nogueira protocolaram embargos de declaração e/ou infringentes, com alegações que incluem nulidades, ausência de competência do STF e contestação das provas apresentadas no processo.

#STF #JairBolsonaro #AlexandreRamagem #AndersonTorres #Embargos #TrânsitoEmJulgado #PrimeiraTurma #OperaçãoGolpe #Justiça #Política



Source link

Latest stories

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui