quinta-feira, fevereiro 5, 2026
25.5 C
Brasília

InícioMUNDO3WW – Nações europeias enviam tropas à Groenlândia em meio a ameaças...

3WW – Nações europeias enviam tropas à Groenlândia em meio a ameaças dos EUA

Date:


A partir de hoje o BSB Times começará a usar o termo 3WW sempre em referência a conflitos conexos que apontam para a convergência da Terceira Guerra Mundial. Entendemos, como muitos analistas, que, de fato, o mundo já se encontra na escalada de uma guerra generalizada.

Alemanha, Suécia, França e Noruega confirmaram exercícios militares conjuntos com a Dinamarca após declarações de Donald Trump sobre anexação da ilha

Países europeus membros da Otan começaram a enviar contingentes militares à Groenlândia para participar de exercícios conjuntos com as Forças Armadas da Dinamarca, em um movimento que ocorre após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltar a ameaçar assumir o controle da ilha ártica, inclusive pela força.

Alemanha, Suécia, França e Noruega confirmaram oficialmente o envio de militares nesta semana. As ações fazem parte de treinamentos previamente planejados, mas ganharam peso político diante do contexto atual, marcado por tensões inéditas dentro da aliança militar.

A Dinamarca, responsável pela defesa da Groenlândia, anunciou a ampliação de sua presença militar na região e alertou que um eventual ataque à ilha poderia comprometer a própria existência da Otan, já que o território faz parte da aliança por meio do Reino da Dinamarca.

O envio das tropas ocorre enquanto Trump intensifica o discurso sobre a anexação da Groenlândia. Em declarações recentes, o presidente afirmou que o controle americano da ilha seria “inaceitável de não acontecer” e que os Estados Unidos “fariam algo” no território, independentemente da vontade local.

Autoridades europeias classificaram as ameaças como incompatíveis com os princípios da Otan. A França e o Canadá também anunciaram a abertura de consulados em Nuuk, capital da Groenlândia, como sinal diplomático de apoio à soberania do território e ao governo dinamarquês.

Apesar das declarações, o ministro da Defesa da Dinamarca afirmou considerar “completamente hipotético” um ataque dos EUA à Groenlândia. Ainda assim, os movimentos militares e diplomáticos indicam uma tentativa dos aliados europeus de reforçar a dissuasão e demonstrar unidade em meio à maior crise interna da Otan em décadas.

#Groenlândia #OTAN #EstadosUnidos #Dinamarca #Europa #Geopolítica #SegurançaInternacional #Trump #Ártico #bsbtimes



Source link

Latest stories

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui