sexta-feira, fevereiro 6, 2026
23.5 C
Brasília

InícioGOCom diferentes áreas contempladas no 2º semestre de 2025, propostas de Karlos...

Com diferentes áreas contempladas no 2º semestre de 2025, propostas de Karlos Cabral são convertidas em lei pelo Executivo

Date:


Ao longo do segundo semestre de 2025, o deputado Karlos Cabral (PSB) teve projetos de sua autoria convertidos em lei e manteve outras propostas em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), com diferentes áreas contempladas, como direitos sociais, cultura e políticas públicas.

Entre as matérias sancionadas durante os seis últimos meses do ano passado está a Lei nº 23.404/25, que institui o Dia Estadual do Jornalista, a ser comemorado anualmente em 4 de maio. A legislação prevê que, na data, sejam priorizadas atividades voltadas à valorização do jornalismo, como debates, mesas-redondas e diálogos especializados abertos à sociedade.

Outra norma aprovada foi a Lei nº 23.389/25, que reserva 20% das vagas em concursos públicos e processos seletivos simplificados para pessoas negras, no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo estaduais, desde que o número de vagas ofertadas seja igual ou superior a três.

Também foi sancionada a Lei nº 23.936/25, que reconhece a Festa da Igrejinha da Serra, realizada anualmente em outubro no município de Rio Verde, como patrimônio cultural imaterial goiano. A legislação inclui o evento no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, formalizando seu reconhecimento em todo território goiano.

Em paralelo

Além das leis já em vigor, o parlamentar também apresentou projetos que seguem em tramitação na Alego e podem ser encaminhados para análise da Governadoria nos próximos meses. Um deles é o projeto de lei nº 19535/25, que propõe a criação da Política Estadual de Saúde Integral da População Negra no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A matéria, que tramita na Comissão de Saúde da Alego, estabelece diretrizes como a inclusão do tema nas formações dos profissionais de saúde, o fortalecimento da participação do movimento social negro e ações voltadas à redução das desigualdades étnico-raciais no atendimento.

Outro projeto em análise é o de nº 30227/25, que institui a Política Estadual de Letramento Racial em Goiás. A proposta prevê ações de capacitação, campanhas educativas e práticas voltadas à promoção da equidade racial e ao enfrentamento do racismo, especialmente no âmbito da administração pública estadual e em entidades que mantêm vínculo com o poder público. O texto deve ser submetido ao crivo dos parlamentares membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) nas próximas semanas.

Também aguarda apreciação o projeto de lei nº 26157/25, que propõe a criação do Dia da Mulher do Agro em Goiás, a ser celebrado em 15 de outubro. A matéria está em análise na CCJ e tem como objetivo reconhecer a participação feminina no setor agropecuário, em consonância com o Dia Internacional das Mulheres Rurais, instituído pela Organização das Nações Unidas. Assim como o anterior, o projeto aguarda parecer de seu relator na CCJ. Se aprovadas nas comissões em que se encontram, as três matérias seguirão para análise dos deputados em plenário. Caso recebam a chancela dos parlamentares em duas fases de votação, seguirão, posteriormente, para o crivo da Governadoria. 

 



Source link

Latest stories

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui