A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) instalou, na tarde desta segunda-feira, 22, a Comissão de Integração e Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal. A cerimônia foi realizada na Sala das Comissões Júlio da Retífica e conduzida pelo deputado Wilde Cambão (UB).
Durante a reunião de instalação, os parlamentares realizaram a eleição da mesa diretiva do colegiado. Por votação, o deputado Wilde Cambão foi escolhido para presidir a comissão, enquanto o deputado Anderson Theodoro (PRD) ficará com a vice-presidência.
Também integram a comissão, na condição de membros titulares, os deputados André do Premium (UB), Ricardo Quirino (Republicanos), Delegado Eduardo Prado (PL), Rubens Marques (PSB) e Eliel Junior (SD). Como suplentes foram designados os deputados Drª Zeli (PSD), Alessandro Moreira (PRD), Rosângela Rezende (Agir), Issy Quinan (MDB), José Machado (PSDB), Gustavo Sebba (PSDB) e Amauri Ribeiro (PL).
Ao justificar a criação do colegiado, Cambão destacou a relevância estratégica da Região do Entorno do Distrito Federal (DF) para o Estado de Goiás. Segundo o parlamentar, a área concentra expressivo contingente populacional e intenso fluxo migratório, além de desempenhar papel importante nos aspectos econômicos e sociais.
Cambão ressaltou ainda que a região enfrenta desafios relacionados à mobilidade urbana, transporte público, saúde, segurança, infraestrutura, habitação, emprego e geração de renda. De acordo com o deputado, a comissão terá como objetivo promover o diálogo entre a sociedade civil, entidades municipalistas, setor produtivo e órgãos públicos, buscando a construção de soluções conjuntas para as demandas que afetam os municípios do Entorno do DF.
Ao assumir a presidência dos trabalhos, Wilde Cambão enfatizou a importância da atuação integrada entre os diferentes níveis de representação política. “Essa comissão vem para buscar uma integração maior e uma discussão mais ampla com nossos deputados federais e senadores, para que a gente possa entender que a região do Entorno não é um problema, ela é a solução para Brasília e também para o Estado de Goiás”, afirmou.


