Requerimento de Paula Belmonte quer aprofundar as investigações sobre a poluição na bacia que sofre com grave degradação ambiental.
A Comissão Parlamentar de Inquérito do Rio Melchior na Câmara Legislativa do Distrito Federal retomou os trabalhos deste segundo semestre nesta quinta-feira (14) aprovando 11 requerimentos com pedidos de informações a órgãos do Governo do DF para complementar e avançar nas investigações sobre a poluição na região entre Ceilândia e Samambaia. Entre as solicitações aprovadas, está um pedido para que a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) encaminhe à CPI cópia dos estudos que embasaram a reclassificação do Rio Melchior como grau quatro.
A maior parte das solicitações é de autoria da presidente do colegiado, deputada distrital Paula Belmonte. “A nossa intenção é que esse trabalho seja visto com seriedade, com responsabilidade, com proposição. Fizemos essa solicitação de pedidos, porque precisamos receber formalmente para que a CPI possa agir”, destacou a deputada, ressaltando a necessidade de aprofundamento das investigações.
Paula também requereu informações adicionais sobre a situação no Melchior às Secretarias do Meio Ambiente do DF, e de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, bem como ao Aterro Sanitário de Brasília sobre o tratamento dos efluentes. Além disso, solicitou atas de todas as reuniões dos últimos cinco anos sobre o Rio ao Conselho de Recursos Hídricos do DF e ao Comitê de Bacia Hidrográfica.
Próximos passos
Visita técnica ao Abatedouro da Seara Alimentos
Dia: Sexta-feira (22/8)
Horário: 11h
Local: Rodovia DF-180, km 25, Samambaia