O deputado Lucas do Vale (MDB) realizou na manhã desta segunda-feira, 15, sessão solene que homenageou personalidades do agronegócio goiano. Na ocasião, o parlamentar que é reconhecido por sua atuação em defesa do setor produtivo e coordenador da Frente Parlamentar do Agronegócio e da Infraestrutura na Alego agraciou produtores, empresários, pesquisadores e lideranças que se destacaram por sua inovação, sustentabilidade e compromisso com o fortalecimento do setor, com Certificado de Mérito Legislativo.
Além do propositor da iniciativa participaram da mesa dos trabalhos: o prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo (MDB); o secretário de governo do município de Rio Verde, ex-prefeito Paulo do Vale; o presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Olávio Fonseca; o presidente da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil, Gustavo Rattes; o presidente das Associações dos Produtores de Matérias-primas para as Indústrias de Bioenergia de Goiás, Rodolfo Chavaglia; o presidente do Grupo Biotec – Terra Forte Brasil, marcelo Cunha e, ainda, o vice-presidente do Grupo Associado de Pesquisas do Sudoeste Goiano, Vanderlei Secco.
Lucas do Vale fez uso da palavra e destacou que o setor não apenas sustenta a economia estadual, mas também projeta Goiás como referência mundial em produção, inovação e sustentabilidade.“O agronegócio é mais do que hectares cultivados ou números de exportações. É a história de famílias que, geração após geração, constroem um legado de coragem, disciplina e superação”, afirmou.
O deputado ressaltou a resiliência dos produtores rurais diante das incertezas do clima, das exigências do mercado internacional e dos custos de produção e logística, transformando desafios em oportunidades. O parlamentar citou os resultados da safra 2024/2025, que deve ultrapassar 37 milhões de toneladas de grãos, um aumento superior a 20% em relação ao ciclo anterior. O número coloca Goiás com mais de 10% da produção nacional e consolida o estado como o terceiro maior produtor de grãos do Brasil.
Além disso, do Vale lembrou que Goiás também ocupa o terceiro lugar na produção de gado e de cana-de-açúcar, reafirmando sua posição de destaque no cenário agropecuário brasileiro. Ele enalteceu o papel do Sudoeste goiano, responsável por mais de 50% das exportações do estado. “Rio Verde é a “capital” do Sudoeste, mas o mérito é de toda a região, que mantém a balança comercial de Goiás positiva e competitiva”, disse.
Ao mencionar o uso de tecnologias como agricultura de precisão, drones, bioinsumos e integração lavoura-pecuária, Lucas do Vale ressaltou que o agronegócio goiano alia produtividade e preservação ambiental, mostrando-se capaz de alimentar o Brasil e o mundo sem abrir mão do cuidado com as gerações futuras.“A cada produtor rural, deixo minha gratidão. São histórias de quem acredita, arrisca e trabalha com dignidade. Goiás não chegou até aqui por acaso: chegou porque tem no campo sua maior riqueza, a determinação de avançar sempre”, afirmou o deputado.
Encerrando sua fala, o parlamentar destacou o papel do agro goiano como motor do progresso estadual e agradeceu às lideranças presentes. “Essa homenagem é um reflexo da nossa admiração. O futuro melhor já está por vir”, finalizou.
Desenvolvimento
O presidente da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil, Gustavo Rattes, ressaltou a relevância da cadeia produtiva da cana-de-açúcar para o desenvolvimento econômico de Goiás. Ele lembrou que o setor gera mais de 200 mil empregos diretos e indiretos no estado, contribuindo para a distribuição de renda e o fortalecimento de municípios como Rio Verde, Quirinópolis, Jataí, Maurilândia, Goianésia, Cachoeira Dourada, entre outros.
Segundo Rattes, a cana-de-açúcar é um pilar estratégico para o desenvolvimento, unindo inovação e sustentabilidade. O produtor defendeu a necessidade de políticas públicas voltadas à pesquisa, crédito sustentável e valorização do produtor goiano, especialmente diante do atual cenário de juros elevados.“Fortalecer essa cadeia significa mais oportunidades e crescimento para Goiás. Estamos comprometidos em trabalhar junto com o governo para construir um futuro melhor para o Estado e para o produtor goiano”, afirmou.
O secretário de Governo do município de Rio Verde, ex-prefeito Paulo do Vale também se pronunciou e enfatizou sua trajetória de vida e a importância da cadeia produtiva rural para o desenvolvimento econômico de Goiás e do Brasil. “Fui criado no campo. Sou filho de pequeno produtor rural, nascido em Chupaciclara, Minas Gerais. Essa é a minha história”, afirmou.
Paulo do Vale destacou que o Sudoeste goiano tem se consolidado como uma das regiões mais produtivas do país, sendo atualmente o segundo maior produtor de grãos do Brasil, o maior em proteína animal e o quinto PIB do agro no cenário nacional. Ele citou ainda o investimento de R$ 2,5 bilhões na instalação de uma usina de etanol de milho em Rio Verde, empreendimento que deverá gerar mais de 700 empregos diretos e 2.100 indiretos.
O secretário também chamou atenção para a necessidade de políticas públicas que garantam a sustentabilidade e a competitividade do setor, criticando as altas taxas de juros para custeio da safra. “Precisamos de representantes que lutem pelo maior programa social que existe, que é a geração de empregos”, concluiu.
Políticas públicas
Quem também subiu à tribuna foi o vice-presidente do Grupo Associado de Pesquisas do Sudoeste Goiano, Vanderlei Secco, que falou em nome dos homenageados e ainda o atual prefeito municipal de Rio Verde, Wellington Carrijo.
Vanderlei Secco falou que não tem boas lembranças do Plenário da Casa porque há pouco tempo o local foi palco de um embate complicado para o setor do agronegócio, disse se referindo à votação do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra). Segundo ele, “nas próximas eleições o setor vai mudar isso. De 2020 até agora essas pessoas aqui aumentaram mais de um milhão de hectares em produção e aumentamos a receita do Estado”.
Ele destacou que é necessário que o produtor tenha mais suporte para continuar fazendo mais para que o Estado e o Brasil sejam transformados. “Precisamos de mais atenção política, pois o Sudoeste goiano é um local diferenciado. Essa região arrecadou mais de um bilhão para o Fundeinfra. Podemos organizar uma parceria com o setor público para construir uma realidade a quatro mãos”.
Welington Carrijo falou do seu orgulho pelo trabalho do deputado Lucas do Vale e dos produtores de Rio Verde que são os propulsores da economia de Goiás. Ele também parabenizou o ex-prefeito Paulo do Vale ao salientar que ele construiu uma infraestrutura fundamental para a cidade de Rio Verde e assegurou que tem trabalhado muito para dar continuidade a maior transformação de Rio Verde.
Por fim, ele destacou que a safra deste ano foi de mais de 34 milhões de toneladas, mas reconheceu ser possível ter ainda maior aumento na produção por meio do investimento em ciência, tecnologia e inovação. “Logo vamos ultrapassar o estado do Paraná”, finalizou.