terça-feira, setembro 16, 2025
24.8 C
Brasília

HomeDFDesembargador Ângelo Passareli recebe o título de cidadão honorário de Brasília

Desembargador Ângelo Passareli recebe o título de cidadão honorário de Brasília

Date:


Desembargador Ângelo Passareli recebe o título de cidadão honorário de Brasília

A Câmara Legislativa outorgou, na tarde desta segunda-feira (15), o título de cidadão honorário de Brasília ao desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal Ângelo Canducci Passareli. A outorga do título ocorreu em sessão solene de autoria do presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB). 

“O título de cidadão honorário de Brasília ao desembargador Angelo Passareli foi aprovado por unanimidade nesta Casa. E além disso, diversos desembargadores e juízes me pediram para que este título fosse concedido. Tenho muito orgulho do nosso Tribunal de Justiça do Distrito Federal, sei que é o melhor do país. Nossos juízes e desembargadores nos enchem de orgulho, pois fazem a verdadeira justiça”, afirmou Wellington Luiz na solenidade. 

A sessão solene contou a com a presença de vários desembargadores do TJDFT, juízes, promotores, advogados, familiares e amigos do mais novo cidadão honorário de Brasília. O presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio, resumiu as qualidades do colega homenageado. “Ângelo Passareli é um juiz tradicional, sério, independente e muito discreto. É um magistrado exemplar, amigo leal, estudioso e incansavelmente comprometido com a justiça”, definiu. 

O procurador-geral de justiça do Distrito Federal, Georges Seigneur, também aplaudiu o homenageado e ressaltou que o TJDFT “está hoje, certamente, entre os melhores tribunais do país”. O desembargador Roberval Belinati, primeiro vice-presidente do TJDFT, elogiou o colega. “O desembargador Passareli é um grande debatedor no tribunal, tem uma memória fabulosa. Sua capacidade de organizar o raciocínio e de apresentar as teses é admirável”, afirmou. 
 

(Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF)

 

Secretário da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, ressaltou a importância da homenagem ao desembargador Ângelo Passareli. “Quando o título é aprovado por unanimidade, isso significa que 3 milhões de pessoas estão entregando o título a ele, pois essa é a população do Distrito Federal. Importante ressaltar que a mediação do TJDFT e a participação do desembargador em particular foi fundamental para chegarmos ao fim negociado da greve dos professores”, destacou. 

O desembargador Mário Zam, corregedor do TJDFT, ressaltou a longa carreira de Ângelo Passareli. “Vamos lembrar que ele ganhou inclusive uma medalha pelos 50 anos de serviço público prestado ao país”, observou. O juiz de direito Edson Lima Costa também rendeu homenagens ao colega. “O desembargador exerce a magistratura no DF desde 1989. Trata-se de uma pessoa muito querida no tribunal. Elabora votos muito técnicos, sem nunca perder o senso de justiça”, elogiou.

O desembargador João Egmont contou que aprendeu com os votos do colega. “Convivo com ele há três décadas. Feliz é aquele que tem um amigo antigo. Fui revisor de seus votos e por isso aprendi muito com ele”, contou. Já a desembargadora Simone Lucindo ressaltou a amizade com o homenageado. “É um amigo de longa data, com quem tenho o prazer de conviver. Não é nascido aqui, mas é brasiliense de coração”, definiu. 
 

(Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF)

 

Por fim, o novo cidadão honorário de Brasília, Ângelo Canducci Passareli, agradeceu a homenagem recebida da Câmara Legislativa. “Procuro acertar em benefício do povo, da população. Trabalhamos mais com a população pobre, então sempre tentamos acertar. Eu disponho de uma excelente equipe e por isso conseguimos lograr êxito na mediação da greve dos professores”, explicou o desembargador Passareli. 

Biografia

Nascido em 24 de fevereiro de 1954, no distrito de Coronel Goulart, Álvares Machado (SP), o desembargador Passareli tem uma trajetória profissional que reflete seu comprometimento com o serviço público e com a justiça. Iniciou sua carreira em diversas funções antes de se dedicar integralmente à magistratura, passando por importantes cargos em instituições como a Caixa Econômica do Estado de São Paulo, Banco do Brasil, Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás e Procuradoria do Estado de São Paulo.

Sua trajetória na Justiça se destaca pelo empenho e competência em funções de grande relevância, como promotor de Justiça do estado de Minas Gerais, procurador do estado de São Paulo, juiz de direito no Distrito Federal e, posteriormente, desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT). Em 2006, assumiu a presidência do TRE-DF e foi designado ouvidor-geral da mesma instituição.
 

(Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF)

 

No TJDFT, suas contribuições foram ainda mais evidentes com sua eleição para os cargos de 1º e 2º vice-presidente, o que sublinha sua importância e respeito entre seus pares. Além disso, o desembargador Passareli foi agraciado com diversas honrarias, como a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios, a Medalha do Mérito Eleitoral do TRE-DF, e as medalhas referentes ao Mérito Policial Civil e à Integração Segurança Pública do Distrito Federal, entre outras.
 

 



Source link

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here