Cumprindo seu papel principal de unidade articuladora e mediadora entre as secretarias e demais órgãos do GDF e a população, a Administração do Sol Nascente/Pôr do Sol, na pessoa do seu administrador, Cláudio Ferreira, solicitou uma reunião com o objetivo de alinhar ações e traçar estratégias para otimizar a aplicação das políticas públicas voltadas para o fornecimento de energia elétrica na cidade.
É de conhecimento público que nos últimos dias a Neoenergia tem atuado, especialmente no Sol Nascente/Pôr do Sol, para coibir ações e pontos clandestinos utilizados para o consumo irregular de energia. O foco da reunião foi discutir as últimas ações realizadas para o corte do consumo irregular de energia em alguns locais da cidade. Estiveram presentes, além do administrador e membros de sua equipe, o gestor Marcos Aurélio, representando a Secretaria de Governo (Segov), e Cleriane Rodrigues e Licíno Santos, representando a diretoria da Neoenergia.
O tema central do encontro foi o ajuste nos procedimentos, conciliando o incentivo à população para que busque a regularização de seus pontos de energia, a maior celeridade na orientação e conclusão dos processos em curso, bem como a padronização de procedimentos para que novas solicitações e instalações sejam feitas de maneira mais ágil e totalmente dentro da legalidade.
Após ampla discussão e acordo sobre diversas ações a serem tomadas e a adoção de algumas medidas, foi marcada uma nova reunião para a próxima quinta-feira (25) – desta vez ampliada –, onde cada área apresentará documentos e informações que, após consolidadas, terão aplicação imediata.
Lembrando que toda política pública no setor de fornecimento de energia elétrica é validada pelo Comitê Energia Legal, que funciona como autoridade organizadora na regularização da distribuição de energia no Distrito Federal, priorizando áreas de interesse social.
O que é o Comitê?
O Comitê de Energia Legal é uma iniciativa do Distrito Federal, criada pelo Decreto nº 43.328 de 2022, para regularizar o fornecimento de energia elétrica em comunidades informais. Coordenado pela Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal (Segov) e com participação de outras secretarias e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA), o comitê busca garantir acesso à energia regular, segura e acessível, evitando as ligações clandestinas, ou seja, os chamados “gatos”.


