quarta-feira, outubro 15, 2025
22.5 C
Brasília

InícioVARIEDADESEUA alertam sobre turismo nas Maldivas: 'Terroristas podem atacar sem aviso'

EUA alertam sobre turismo nas Maldivas: 'Terroristas podem atacar sem aviso'

Date:

Sonho de consumo de vários turistas e visitada por muitos brasileiros, incluindo celebridades, as Maldivas mereceram um alerta do governo americano nesta semana.
Na última terça-feira, o Departamento de Estado dos EUA emitiu um alerta de viagem revisado.
“Exerçam maior cautela nas Maldivas devido ao terrorismo”, observa o alerta de viagem de nível 2, indicando que “grupos terroristas podem atacar com pouco ou nenhum aviso”.
Localizadas no norte do Oceano Índico, as Maldivas são compostas por 1.192 ilhas — apenas 200 são habitadas — que se estendem por mais de 800 quilômetros.
Locais turísticos, centros de transporte, mercados, shoppings e instalações do governo local estão listados como possíveis alvos.
Ilha de Thilafushi, nas Maldivas
AFP
O alerta ataques também vale para ilhas remotas do país, aumentando o tempo de resposta das autoridades em caso de emergência.
O governo americano pediu que visitantes devem ficar atentos aos arredores e evitar manifestações e multidões.
Em 2024, mais de 2 milhões de pessoas visitaram as Maldivas, de acordo com o banco de dados do governo.
Há relatos de que grandes redes terroristas, como al-Qaeda e Estado Islâmico, estejam infiltrados nas Maldivas. Também há grupos extremistas locais menores que se envolvem em propaganda e recrutamento. A ameaça tem sido descrita como significativa, com preocupações sobre a infiltração de extremistas em instituições militares e policiais, bem como a influência crescente do Islã radical por meio de financiamento externo.
O islamismo sunita é a religião oficial das Maldivas, praticada por quase toda a população. A prática de qualquer outra religião é proibida.



Source link

Latest stories

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui