sexta-feira, fevereiro 6, 2026
28.5 C
Brasília

InícioDFHomenagem aos moradores da Estrutural marca comemoração dos 22 anos da cidade

Homenagem aos moradores da Estrutural marca comemoração dos 22 anos da cidade

Date:


Homenagem aos moradores da Estrutural marca comemoração dos 22 anos da cidade

A solenidade foi marcada pelo reconhecimento do papel dos moradores da RA ao longo da história da cidade

A Câmara Legislativa do Distrito Federal foi à Estrutural na manhã desta sexta-feira (6) para realizar sessão solene em comemoração aos 22 anos da região administrativa – criada, oficialmente, em 27 de janeiro de 2004. A solenidade foi marcada pelo reconhecimento do papel dos moradores da RA ao longo da história da cidade.

“Boa parte dos que participam da vida pública da Estrutural construiu, com muita luta, com muita garra e suor próprio, a cidade”, destacou a deputada distrital Doutora Jane (Republicanos), à frente da homenagem. “Com vocês aprendemos a respeitar e a amar a localidade. A Estrutural é casa, é comunidade, é gente que acorda cedo, que batalha, que cria seus filhos com coragem e esperança”, completou.

A parlamentar já comandou a Delegacia de Polícia da região administrativa e fez questão de elogiar, também, a relevância do trabalho realizado pelos servidores públicos na área: “São a base que mantém a cidade funcionando todos os dias”.

A conselheira tutelar Rose Gomes avaliou que “são 22 anos de muita luta, mas também de conquistas”, citando acesso a água, asfalto e outros “benefícios”. Por sua vez, a diretora do Centro Olímpico da Estrutural, Míriam Ribeiro, que mora na região há 32 anos – antes mesmo da criação oficial da RA –, ressaltou que “o povo conquistou respeito” ao longo da trajetória da cidade.

Lembrando a relevância dos pioneiros da área, o morador Francisco da Silva, do Portal Estrutural Online, afirmou: “Quem é pioneiro não tinha a expectativa de ver a cidade como é hoje, cada ano que passa está melhor”. Há 36 anos na localidade, ele arrematou: “Não troco a Estrutural por nenhuma outra região”.

Já a delegada-chefe da 8ª Delegacia de Polícia, Bruna Eiras, apontou que a RA, apesar de pequena, tem uma “demanda imensa”. “Temos um efetivo reduzido, e o número de crimes é maior que o número de policiais”, disse. “Fazemos de tudo para dar uma resposta o mais rápido possível”, acrescentou, citando o caso do feminicídio ocorrido no último 25 de janeiro, cujo autor do crime foi identificado no dia seguinte.

A delegada aproveitou para pedir a colaboração dos moradores para a construção de uma RA mais segura: “Precisamos do apoio da população para fazer denúncias, precisamos da população para fazermos o nosso trabalho”.

Por fim, o administrador da Estrutural, Alceu Prestes de Mattos, apresentou algumas conquistas e obras a serem implementadas em prol da qualidade de vida na região. Segundo informou, as demandas de Santa Luzia já estão “encaminhadas”, assim como a instalação de quartel da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, da construção de duas escolas e do terminal de ônibus da Estrutural. Além disso, ele garantiu que vai sair do papel o projeto para asfaltar a pista da Cabeceira do Valo. “A Administração Regional é uma mãe”, brincou Prestes, que comanda a RA pela quinta vez.

No fim da sessão solene, a CLDF entregou moções de louvor para moradores, lideranças comunitárias e servidores públicos que atuam na Estrutural. A solenidade foi transmitida, ao vivo, pela TV Câmara Distrital e pode ser conferida, na íntegra, no canal do YouTube. 



Source link

Latest stories

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui