Corte de Roma analisa se ex-deputada cumprirá pena no Brasil ou na Itália
A Corte de Apelação de Roma julga, nesta terça-feira (20/1), o pedido de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli. A sessão está marcada para as 9h no horário de Brasília (14h em Roma), após três adiamentos do processo.
Zambelli foi condenada no Brasil como autora intelectual da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após a condenação, ela deixou o país e foi presa na Itália, onde permanece detida na prisão feminina de Rebibbia, em Roma.
O julgamento chegou a ser marcado para novembro do ano passado, mas foi adiado em razão de greves e, posteriormente, para análise de documentos apresentados pela defesa e informações encaminhadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o local de cumprimento de pena no Brasil.
Segundo informações do processo, a defesa deve pedir que Carla Zambelli cumpra a pena em território italiano. Os advogados devem argumentar que a Penitenciária Feminina do DF, conhecida como Colmeia, não atenderia a padrões adequados de direitos humanos.
O Ministério Público da Itália já se manifestou favoravelmente à extradição da ex-parlamentar. Caso a Corte autorize o pedido, caberá ao governo italiano executar a entrega da condenada às autoridades brasileiras.
Carla Zambelli renunciou ao mandato de deputada federal em dezembro, após o STF anular a votação da Câmara dos Deputados que havia rejeitado o pedido de cassação e mantido seu mandato.
#CarlaZambelli #JustiçaInternacional #Extradição #Itália #STF #CNJ #Política #Brasil #Direito #bsbtimes


