sexta-feira, setembro 5, 2025
18.5 C
Brasília
HomeDFParaná Pesquisas: Duas vagas ao Senado abrem espaço para crescimento de Leila...

Paraná Pesquisas: Duas vagas ao Senado abrem espaço para crescimento de Leila do Vôlei no DF

Date:

Michele (36%), Ibaneis (35,6%) aparecem tecnicamente empatados. Em seguida, Leila (25,4%) em crescimento 

A mais recente pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas sobre a corrida ao Senado em 2026 no Distrito Federal revelou um cenário de forte polarização, mas também abriu espaço para uma tendência de crescimento da senadora Leila do Vôlei (PDT).
O levantamento mostra que, mesmo diante da alta exposição do governador Ibaneis Rocha (MDB) e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), a senadora Leila do Vôlei surge competitiva e pode se consolidar como a principal voz do campo progressista na disputa.

No cenário estimulado, quando os eleitores podiam citar até dois candidatos — já que em 2026 estarão em jogo duas vagas para o Senado —, Michelle lidera com 36%, depois Ibaneis com 35,6%Leila aparece em seguida com 25,4%, superando nomes como a deputada Erika Kokay (PT), com 22,8%, e outros expoentes da direita, como Fred Linhares (22,1%) e Bia Kicis (7,7%).
Divisão da direita e unidade progressista
O levantamento também mostrou que a direita está pulverizada em torno de diversos nomes ligados ao bolsonarismo e ao governo local, como Michelle, Ibaneis, Fred, Bia Kicis e Sebastião Coelho. Já no campo progressista, os votos se dividem principalmente entre Leila, Erika Kokay e Rosilene Corrêa.
Especialistas avaliam que essa configuração favorece a senadora. Somados, os votos progressistas ultrapassam 50% do eleitorado no cenário estimulado. A tendência natural é que esse campo se unifique em torno do nome mais competitivo — e a pesquisa aponta Leila nessa posição.
Potencial de crescimento
Outro dado que reforça a perspectiva de avanço é a baixa rejeição de Leila do Vôlei, que tem imagem associada ao esporte, à renovação política e a um discurso conciliador. Diferente de adversários fortemente ligados à polarização, como Michelle Bolsonaro, ou à máquina pública, como Ibaneis Rocha, Leila pode conquistar eleitores indecisos e de centro.

No cenário espontâneo, em que os entrevistados citam nomes sem estímulo, a senadora aparece com 0,8% — atrás de Ibaneis (3,6%) e Michelle (1,5%) —, mas analistas avaliam que o baixo índice é resultado da menor exposição em comparação aos rivais. O desempenho no cenário estimulado indica que, uma vez lembrada, Leila converte boa parte do eleitorado.
Desafios e perspectivas
O desafio imediato da senadora será ampliar sua presença na mídia e nas redes sociais, elevando sua lembrança espontânea. Outro ponto-chave é a costura política: quanto mais se consolidar como candidata de unidade do campo progressista, maior a chance de garantir uma das duas vagas.
pesquisa ouviu 1.510 eleitores entre os dias 23 e 27 de agosto, com grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,6 pontos percentuais.
Com dois assentos em disputa e um eleitorado dividido, a tendência revelada é clara: Leila do Vôlei entra na disputa em posição competitiva e tem espaço real para crescer até 2026.

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here