Deputado ressalta parceria com o GDF e comemora entrega da primeira fase das obras que garantem segurança hídrica a centenas de famílias produtoras
O deputado Pepa, que é o presidente da Comissão de Produção Rural e Abastecimento (CPRA), reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da produção rural ao acompanhar, neste sábado (4), a entrega da primeira etapa das obras de modernização da infraestrutura hídrica no Núcleo Rural Rio Preto, em Planaltina. A iniciativa beneficia diretamente cerca de 300 famílias agricultoras da região.
Segundo Pepa, o investimento representa um avanço histórico na garantia de água para produção: “Essa era uma demanda antiga dos produtores, e trabalhamos para que esse projeto saísse do papel. Segurança hídrica é sinônimo de dignidade e desenvolvimento no campo.”
Na primeira etapa das obras, foram construídos aproximadamente 6,5 km de canais de irrigação e instalados 60 tanques lonados, com capacidade total de 25 milhões de litros de água — cada reservatório comporta 405 mil litros. Ao todo, o projeto prevê a instalação de 247 reservatórios e a construção de 16,5 km de canais de irrigação.
O governador Ibaneis Rocha destacou a importância da ação conjunta:
“Estamos trazendo o que eu chamo de segurança hídrica para os nossos produtores. […] É um trabalho conjunto, feito por várias mãos, e a gente tem que agradecer muito à força desses produtores rurais que aguardavam há muito tempo por essa segurança. Temos certeza que vamos, cada vez mais, aumentar a produção no Distrito Federal, tornando a nossa capital sustentável do ponto de vista da alimentação.”
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno, reforçou o impacto positivo:
“São 25 milhões de litros de água reservada e isso é importante em dois aspectos. Primeiro, que o produtor tem a garantia da água para irrigação […]. Por outro lado, quando a gente reserva água nesses tanques, a gente diminui a captação direta do córrego e também dos canais, contribuindo com mais água no sistema e mais disponibilidade para a população.”
Pepa enfatizou que continuará acompanhando as próximas etapas do projeto e atuando para que a conclusão das obras beneficie ainda mais famílias do campo.


