quinta-feira, fevereiro 5, 2026
21.5 C
Brasília

InícioMUNDOProtestos se espalham após ação dos EUA na Venezuela

Protestos se espalham após ação dos EUA na Venezuela

Date:


Manifestações em vários países criticam intervenção americana que resultou na retirada de Nicolás Maduro do poder

Manifestações se espalharam por cidades de diferentes partes do mundo após a intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela, que levou à retirada de Nicolás Maduro do poder. Os atos reuniram pessoas contrárias à operação americana, considerada por manifestantes como uma violação da soberania venezuelana.

Enquanto parte dos venezuelanos celebrou a captura de Maduro, protestos em outros países classificaram a ação dos EUA como um excesso e uma afronta à autonomia do país. As manifestações ocorreram tanto na América Latina quanto na Europa e na Ásia.

Na Espanha, atos foram registrados em frente à Embaixada dos Estados Unidos, em Madri. O país abriga uma grande comunidade venezuelana, incluindo o líder da oposição Edmundo González. A venezuelana Eugenia Contreras, que vive na Espanha há cinco anos, criticou as comemorações pela queda de Maduro.

“Isso é um crime contra a nossa nação, porque intervir em nossa terra, em nosso povo soberano, é um ato de agressão”, afirmou Eugenia à Reuters.

Ainda em Madri, Carlos, morador da cidade, disse à CNN que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “não escondeu” que a intervenção teria como objetivo “controlar o petróleo do território”.

Em Havana, capital de Cuba, dezenas de milhares de pessoas se reuniram no sábado para protestar contra a ação americana. O governo cubano, aliado histórico de Maduro, condenou publicamente a operação dos Estados Unidos.

Na Colômbia, multidões foram às ruas em Bogotá. “Como mulher latino-americana, queremos dizer ao mundo que estamos rejeitando de forma absoluta e inequívoca essa invasão criminosa, assassina e colonialista”, declarou Martha Elene Huertas à Reuters. Protestos também foram registrados na Índia, em Nova Déli, e nas cidades turcas de Ancara e Istambul, onde manifestantes exibiram faixas contra o “imperialismo” e pediram que os Estados Unidos “tirem as mãos da Venezuela”.

📲 Quer ficar por dentro do que está acontecendo?

Entre agora no grupo de WhatsApp para receber notícias na hora que são publicadas:
👉 https://chat.whatsapp.com/DacsMjMLlMEJIiuzc2CgWj

Aproveita e segue os perfis dos Portais Associados no Instagram:
🔗 https://www.instagram.com/bsb.times/

🔗 https://www.instagram.com/oxadrezdapolitica/

🔗 https://www.instagram.com/eixocapitaldf/

🔗 https://www.instagram.com/bsbem.dia/

#Venezuela #ProtestosGlobais #EstadosUnidos #PolíticaInternacional #CriseVenezuelana #AméricaLatina #DonaldTrump #NicolásMaduro #Geopolítica #NotíciasMundo



Source link

Latest stories

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui