quarta-feira, junho 24, 2026
27 C
Brasília

InícioGOJosé Machado homenageia engenheiros e arquitetos na Alego e destaca papel deles...

José Machado homenageia engenheiros e arquitetos na Alego e destaca papel deles em cidades inteligentes, sustentáveis e na qualidade de vida dos goianos

Date:


O  deputado  José Machado (PSDB)  promoveu na manhã desta quarta-feira, 24, sessão solene extraordinária em homenagem a engenheiros e arquitetos. O evento ocorreu no Plenário Iris Rezende da Casa de Leis.

Além do parlamentar participaram da mesa diretiva: a engenheira e vereadora pelo município de Gouvelândia Floripes Bezerra (PSD); o engenheiro civil e secretário de Infraestrutura e Obras do município de Minaçu, Daniel Pinheiro Rodrigues; o secretário de Obras do município de Cocalzinho de Goiás, Davi Varelo; a conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiânia (CAU-GO), Nayara Araújo de Assis; os engenheiros Lucas de Amorim Melo e Paulo Rodrigues Cotrim; e as arquitetas Marcela Ruggeri Meneses, Daniela José da Silva e Laura Borges.

Ao abrir o encontro, José Machado ressaltou o reconhecimento a profissionais que transformam conhecimento em desenvolvimento, ideias em realidade e desafios em soluções. Segundo ele, são profissionais que ajudam a transformar o futuro em realidade e que, apesar das formações e áreas de atuação distintas, compartilham a mesma missão: planejar o futuro, criar soluções e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

O parlamentar dignificou as categorias diante de desafios como o crescimento das cidades, as demandas ambientais e os avanços tecnológicos. Segundo ele, esses profissionais têm papel fundamental na construção de cidades mais inteligentes, sistemas mais eficientes, processos sustentáveis e tecnologias acessíveis.

Médico de formação, Machado comparou a atuação de arquitetos e engenheiros ao trabalho das equipes de saúde, lembrando que nenhuma grande transformação é resultado de esforço isolado, mas da atuação conjunta de profissionais comprometidos com o desenvolvimento da sociedade.

O deputado destacou a contribuição da engenharia e da arquitetura para a expansão da infraestrutura, a construção de hospitais e escolas, a ampliação do saneamento, o fortalecimento do agronegócio, a modernização da indústria e o desenvolvimento dos municípios goianos.

Ao final, ele agradeceu aos homenageados e reafirmou o reconhecimento do Parlamento ao trabalho em favor do crescimento do Estado. Ele desejou sucesso aos profissionais na missão de continuar construindo um Goiás mais moderno, desenvolvido e humano.

Planejamento

O engenheiro civil e secretário de Infraestrutura e Obras do município de Minaçu, Daniel Pinheiro Rodrigues, subiu à tribuna e lembrou que os profissionais das categorias homenageadas precisam ter planejamento e responsabilidade para construir sonhos. Ele agradeceu ao deputado pela homenagem. 

Nayara Araújo de Assis, do CAU-GO, expressou sua gratidão e emoção ao receber a honraria juntamente com seus colegas. Disse que a homenagem não é apenas um reconhecimento pessoal, mas também uma valorização de toda a categoria. Ela afirmou que ser arquiteto é ter a responsabilidade de moldar espaços onde as pessoas vivem, contribuindo com o desenvolvimento das cidades, gerando espaços de bem-estar e inclusão.  

Agradecimento também foi o teor da fala do secretário de Obras do município de Cocalzinho, Davi Varelo. 

 Em conjunto

O engenheiro Lucas de Amorim falou da honra em receber essa honraria que traduz a dedicação de uma vida inteira. Disse que muitos falam das glórias mas poucos evidenciam os percalços. Segundo ele, enquanto a engenharia levanta, constrói, mantém edificações em vida plena, a arquitetura cria. “Aprendi muito com esses colegas, defendo que as duas categorias trabalhem em conjunto. Agradeço e parabenizo cada um de vocês.” 

Ao falar em nome de todos os homenageados, a arquiteta Daniela José da Silva agradeceu ao deputado pelo trabalho direcionado à saúde e à vida das pessoas. Ela disse que a homenagem reflete a preocupação do deputado com a melhoria da vida das pessoas em geral, sabendo que a arquitetura e engenharia são os motores da sociedade. “Temos profissionais que representam, sustentam e organizam o crescimento dos municípios, pensando nas cidades. Ao deputado José Machado e à Alego agradeço, e aos colegas parabenizo.” 

A engenheira civil Floripes Bezerra de Mendeiros Neta destacou a grandeza do reconhecimento aos profissionais da engenharia e da arquitetura. Ela ressaltou que, por trás de cada obra e projeto entregue à sociedade, existe dedicação, planejamento, conhecimento técnico e muito trabalho.

Floripes afirmou que a homenagem  representa um incentivo para que os profissionais continuem exercendo suas atividades com ética, compromisso e responsabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de Goiás e do Brasil.

Desafios

A professora e arquiteta Marcela Ruggeri Meneses destacou que as mudanças climáticas representam um dos principais desafios para os profissionais da arquitetura e da engenharia na atualidade. Segundo ela, será cada vez mais necessário projetar cidades e edificações capazes de responder às questões ambientais e às novas demandas impostas pelo clima.

A profissional relembrou sua trajetória na docência, agradecendo a oportunidade de contribuir para a formação de novos profissionais, e afirmou que sua atuação como arquiteta, pesquisadora, professora e servidora pública é resultado de uma construção contínua de aprendizado e dedicação à profissão.

 A íntegra da sessão pode ser conferida no link: https://www.youtube.com/watch?v=QGtIFxbqD4k



Source link

Latest stories

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui