A Assembleia Legislativa realizou sessão solene em homenagem ao centenário da Associação Atlética Luziânia na tarde desta quinta-feira, 25. A solenidade foi comandada pelo deputado Cristóvão Tormin (PRD) e ocorreu no Plenário Iris Rezende.
Para compor a mesa diretiva, o presidente em exercício convidou o deputado e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Esporte na Assembleia Legislativa, Ricardo Quirino (Republicanos); o presidente da Associação Atlética Luziânia, Rodrigo Antônio Lopes; a vereadora de São Miguel do Passa Quatro, Roselaine Carvalho (UB); o empresário Ricardo Tatico; a chefe de gabinete do conselheiro Valcenor Braz, do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), Ana Maria Peixoto; e o assessor parlamentar José Lucena Roriz.
Tormin iniciou seu discurso afirmando que sua história com a associação de Luziânia é mais antiga que sua carreira política. “Ainda muito jovem tive a oportunidade de trabalhar no Luziânia Futebol Clube, o que coincidiu com a gestão do ex-prefeito José Roriz Aguiar (Zequinha), o que me fez sentir ainda mais amor pela agremiação da Associação Atlética Luziânia”, destacou.
O deputado enalteceu a torcida e a Associação Atlética Luziânia que, segundo ele, levou o nome da cidade para além das fronteiras de Goiás. “Quem não se lembra do jogo de entrega do Estádio Mané Garrincha para a Copa de 2014. Nós fizemos o jogo-teste e nós nos sagramos bicampeões e lotamos o estádio, graças a torcida apaixonada da Associação Atlética Luziânia”, salientou Cristóvão Tormin.
Antes de finalizar o discurso, o parlamentar vestiu uma camisa do clube do Entorno do Distrito Federal (DF). “Hoje, essa homenagem é um reconhecimento para que todos que contribuíram para que a Associação Atlética Luziânia chegasse ao seu centenário como símbolo de tradição, perseverança e amor por Luziânia”, finalizou Cristóvão Tormin.
Integrante da mesa diretiva da solenidade, o deputado Ricardo Quirino destacou os 100 anos de existência do clube e relembrou conquistas, desafios e a participação de torcedores, dirigentes e atletas ao longo da trajetória da associação.
Quirino também ressaltou o papel do esporte como instrumento de inclusão social: “Hoje, temos no esporte uma das maiores portas de inclusão, pois ele não aceita a injustiça, as drogas, nem a deslealdade”. Ao final, o deputado afirmou que o fortalecimento das políticas esportivas deve integrar a pauta dos legisladores e declarou apoio à Associação Atlética Luziânia, ao afirmar que a instituição poderá contar com o respaldo dos parlamentares da Alego.
Ao discursar, o assessor parlamentar José Lucena Roriz falou sobre a trajetória da instituição. Em seu pronunciamento, lembrou que o clube atravessou diferentes períodos históricos, disputou competições em Goiás e no Distrito Federal e manteve suas atividades ao longo das décadas.
Roriz comentou ainda sobre a relação da associação com a história do município, recordando que sua fundação ocorreu quando a cidade ainda era denominada Santa Luzia. Ele também mencionou o apoio ao esporte durante a gestão de Cristóvão Tormin à frente da Prefeitura e relembrou a homenagem prestada a seu pai, Zequinha Roriz, com a denominação do Estádio Serra do Lago.
Representando a Associação Atlética Luziânia, o presidente Rodrigo Antônio Lopes relatou sua trajetória junto ao clube. Ele recordou sua chegada à equipe como atleta, em 2014, após retornar ao Brasil, e citou a conquista de um título durante o período em que Cristóvão Tormin exerceu o cargo de prefeito.
Por fim, Lopes afirmou que a associação enfrenta dificuldades devido à ausência de um estádio para a realização de suas atividades e defendeu uma solução para a situação da praça esportiva utilizada pelo clube.
Após os discursos, os homenageados receberam os certificados do Mérito Legislativo. A sessão solene pode ser assistida neste link.


